Introdução

Um callback é enviado automaticamente sempre que eventos específicos ocorrem no sistema, permitindo uma comunicação eficiente entre diferentes partes de uma aplicação. Esse mecanismo é amplamente utilizado, por exemplo, para notificar atualizações de status de propostas, eliminando a necessidade de verificações constantes por parte do nosso parceiro . Assim, as informações são recebidas de maneira automatizada e em tempo real.

Esse recurso é fundamental para a automatização de processos, garantindo respostas rápidas e mantendo a comunicação fluida entre sistemas.

Nesta documentação, apresentaremos de forma clara e objetiva como esse procedimento funciona, sua importância nas integrações e como utilizá-lo no desenvolvimento de soluções mais dinâmicas e eficazes.

Os nossos webhooks não devem ser mapeados de forma restrita. Campos adicionais podem ser incluídos nos payloads dos webhooks retornados. Verifique a página de Atualizações e Comunicados.

Configurações

1

Configuração do parceiro

Os parceiros podem configurar como desejam receber as notificações (callbacks), definindo as seguintes características:

1.1

URL

O parceiro deve especificar a URL do callback que será chamada para o envio das informações.

1.2

Ambientes

O callback para acompanhamento dos status das propostas deve ser enviado tanto para o ambiente de homologação quanto para o ambiente de produção. Recomenda-se que sejam utilizadas URLs diferentes para cada ambiente.

1.3

Métodos de chamada

O parceiro pode selecionar o método HTTP para o envio do callback.

Opções disponíveis incluem:

POST

GET

PUT

2

Autenticação

Para garantir a segurança do callback enviado, recomendamos que o parceiro defina um método de autenticação.

Seguem abaixo os métodos de autenticação disponíveis:

Opções disponíveis incluem:

Métodos de autenticação aceitos

AutenticaçãoChaveExemplo de Token
Bearer TokenAuthorizationBearer eyJhbGciOiJIUzI1CI6IkpXVCJ9
API KeyAPI-Key1234567890abcdef1234567890abcdef
Basic AuthenticationAuthorizationBasic dXNlcm5hbWU6cGFzc3dvcmQ
X-API-KeyX-API-Key0987654321fedcba0987654321fedcba
JWT (JSON Web Token)AuthorizationBearer eyJhbGciOiJIUzI1NiIs
HMAC (Hash-based Message Authentication Code)AuthorizationHMAC 5d41402abc4b19d911017c592
Em todos os métodos de autenticação aceitamos até 255 caracteres.
3

Exemplo de callback de proposta

Segue exemplo de URL e como parametrizamos para recebimento: 

www.xxxxxxxxxx.com.br?proposta={PROPOSTA}&situacao={SITUACAO}&identificador={IDENTIFICADOR}

Tabela dos parâmetros do callback da proposta

ParâmetroDescrição do parâmetro
PropostaGuid único gerado no response durante a inclusão da proposta.
SituaçãoID da situação da proposta em nosso sistema.
IdentificadorCaso seja enviado, esse campo representa o código da operação enviado na inclusão da proposta.

Tabela de identificação de status de proposta

IDDescriçãoObjetivo
2AprovadaProposta foi criada e está aguardando a assinatura.
4CanceladaProposta foi cancelada automaticamente ou pelo integrador.
5PendenteProposta foi marcada como pendente e necessita de intervenção do integrador para ser solicitada a averbação novamente.
6FinalizadaFoi solicitada a averbação na CEF (Caixa Econômica Federal).
8LiberadaProposta averbada com sucesso e liberada para ser feito o desembolso.
9PagaFoi realizado o desembolso da proposta.
10CedidaProposta foi adicionada em uma remessa de cessão e cedida ao fundo.
11Pendente PagamentoProposta foi marcada como pendente de pagamento devido à inconsistência em dados bancários, necessitando de intervenção do integrador para informar os dados corretos de pagamento e retornar para a fila de pagamento.

Observação: Caso o callback seja enviado com o método POST, além dos dados enviados na Query, o parceiro receberá no corpo da requisição:

  • Status 9: “00 - Crédito ou débito efetivado”
  • Status 11: “AB - Descrição da ocorrência”
Caso ocorra algum problema durante o recebimento do callback de proposta, o sistema realizará até 3 tentativas de envio.
4

Callback do FGTS

O sistema de callback do FGTS é uma solução automatizada que permite o monitoramento em tempo real de cancelamentos de propostas e para retorno de simulações assíncronas de saldo.

4.1

Parametrização

Segue exemplo de URL e como parametrizamos para recebimento: 

www.xxxxxxxxxxx.com.br
4.2

Eventos do FGTS

Os seguintes eventos podem acionar o envio de notificações ao callback configurado:

Boleto Registrado

Esse callback é enviado quando é solicitado o cancelamento de uma proposta e enviamos um boleto híbrido referente ao cancelamento.

Cancelamento efetivado

Esse callback é enviado quando o parceiro gera um boleto de cancelamento e o cliente realiza o pagamento do boleto. Dessa forma, o cancelamento é executado com sucesso.

Pagamento parcial

Esse callback é enviado quando o cliente realiza o pagamento parcial do valor do boleto.

Pagamento não realizado

Esse callback é enviado quando o parceiro gera um boleto de cancelamento, mas o cliente não realiza o pagamento do boleto.

Cancelamento não efetivado

Esse callback é enviado após o envio do call-back do “Pagamento não Realizado”. Informando que o cancelamento da operação não foi efetivado.

Simulação batch concluída

Esse callback é enviado quando o parceiro solicita uma simulação assíncrona e o retorno da consulta já está pronto para ser consultado.

Caso ocorra algum problema durante o recebimento do callback do FGTS, o sistema não realizará novas tentativas de envio
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