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Bem-vindo à página de Comunicados Técnicos da BMP! Aqui, você encontra atualizações importantes, avisos e comunicados gerais sobre nossos produtos e serviços. Fique atento às informações nesta página para se manter atualizado sobre manutenções programadas, mudanças de políticas e atualizações críticas que podem impactar o uso dos nossos produtos.
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Outubro 2025

03/10/2025 - Nova regra do Banco Central: impacto nos desembolsos via PIX

Olá, parceiro!A partir de sábado, 04/10/2025, entra em vigor uma nova regra do Banco Central no DICT(Diretório de Identificadores de Contas Transacionais), com o objetivo de reforçar a segurança dos usuários do sistema PIX.Com essa mudança, os dados da consulta para transação via chave PIX não serão exibidos quando houver qualquer associação a suspeitas de fraude, seja relacionada à chave ou ao titular e, por esse motivo, a transação será bloqueada.

Impacto nos desembolsos via PIX

Se a chave PIX estiver marcada como suspeita, o sistema não conseguirá concluir a consulta e será exibido um aviso de que o pagamento por aquela chave não é permitido.Com isso, a proposta será automaticamente alterada para o status “pendente pagamento”, sendo necessário corrigir as informações, substituindo a chave PIX por dados bancários válidos e submeter novamente a proposta para que o pagamento seja realizado.Esse processo é padrão e ocorre sempre que há uma chave inválida no momento da tentativa de transferência.Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, entre em contato com o BMP Digital pelo e-mail: [email protected] ou telefones: (11) 93358-5449 e (11) 91691-2722.
Outubro 2025

06/10/2025 - Atualização | Novos campos no retorno do Bureau do SCR

Olá, parceiro!Para oferecer informações mais assertivas e detalhadas, a partir de 14/10/2025, o Bureau do SCR incluirá dois novos campos no retorno da API:
  • creditosaLiberarAte360dias
  • creditosaLiberarAcima360dias
O campo atual creditosaLiberar continuará existindo e passará a ser a soma dos dois novos campos, oferecendo mais visibilidade sobre os créditos a liberar por período.Quem utiliza esse campo para interpretar os dados deve adaptar o consumo da API, conforme necessário. Para apoiar essa transição, **disponibilizamos a estrutura atualizada em nossa documentação técnica:Clique aqui e acesseEm caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected], telefones (11) 93358-5449 e (11) 91691-2722 ou abra um chamado via Heflo.
Outubro 2025

03/10/2025 - Mudança na API de consulta ao SPC: Prepare sua operação

Olá, parceiro!Informamos que o fornecedor SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) realizará uma atualização na estrutura da API de Consulta Bureau/ConsultarSPC, que incluirá a adição de novos campos e a remoção de outros.Para garantir a continuidade do serviço de consulta, é necessário que todos os usuários da API se adequem à nova estrutura até o dia 04/11/2025. Após essa data, a versão atual será descontinuada.Para apoiar essa transição, disponibilizamos a nova estrutura e os novos campos em nossa documentação técnica:Clique aqui e acesseEm caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou telefones: (11) 93358-5449 e (11) 91691-2722. Seguimos sempre à sua disposição!
Setembro 2025

22/09/2025 - Novidade no Portal Partner | Comprovantes de pagamento disponíveis para download

Olá, parceiro!Agora é possível baixar comprovantes de pagamento diretamente pelo Portal Partner.Essa funcionalidade foi desenvolvida para oferecer mais agilidade, autonomia e praticidade no acesso às informações financeiras, tornando sua experiência ainda mais eficiente.Confira abaixo o passo a passo de como baixar os comprovantes:Clique aqui e acesseEm caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou telefones: (11) 93358-5449 e (11) 91691-2722. Seguimos sempre à sua disposição!
Setembro 2025

19/09/2025 - Alerta de Segurança: Fique atento para não cair em golpes e fraudes

Olá, parceiro!Para proteger seus dados e evitar golpes e fraudes, informamos que:
  • Não realizamos contatos para solicitar a instalação de VPNs, softwares ou qualquer outro tipo de sistema, nem realizamos acesso remoto aos seus dispositivos.
  • Não solicitamos valores para liberação de empréstimos, nem pedimos devolução de valores depositados. Se você suspeitar de um empréstimo ou precisar cancelar algum contrato, não realize transferências e não forneça dados pessoais ou bancários.
Caso receba mensagens, ligações ou e-mails com esses tipos de pedidos, **não interaja.Somente confie nos nossos canais oficiais:Central de Atendimento ( 2ª a 6ª das 8h00 às 18h00, exceto feriados)4003-8389 [email protected]Ouvidoria 0800 590 0127Importante: Reforçamos que a BMP não se responsabiliza por interações com terceiros.Aproveitamos para reforçar algumas orientações essenciais de prevenção:
  • Sempre verifique o remetente: mesmo que o nome pareça familiar, certifique-se de que o endereço de e-mail é legítimo e confiável.
  • Cuidado com links e anexos: não abra anexos e nem clique em links de e-mails suspeitos ou inesperados, principalmente e-mails sinalizados como spam.
  • Não compartilhe dados sensíveis: nunca informe senhas, códigos ou dados pessoais por e-mail ou SMS.
Setembro 2025

08/09/2025 - Atualização de e-mail do tomador para emissão de documentos fiscais

Olá, parceiro/fornecedor!Para garantir um melhor atendimento e o redirecionamento adequado das cobranças ao nosso time financeiro, informamos que houve uma atualização no e-mail do tomador, que deve ser utilizado na emissão de notas fiscais, faturas e boletos destinados à nossa empresa (BMPTEC/ SCM e SCD).

O que muda?

Ao emitir qualquer um desses documentos, o campo de e-mail do tomador deve ser preenchido com o seguinte endereço:[email protected]

Importante!

Certifique-se de que esse e-mail esteja corretamente cadastrado no seu sistema de emissão. Assim, os arquivos serão reconhecidos e enviados automaticamente ao time responsável, evitando atrasos no processamento e pagamento.Contamos com sua colaboração!
Agosto 2025

28/08/2025 - Suporte ao Parceiro: Atualização no processo de abertura de chamados

Olá, parceiro!Para tornar o seu atendimento mais ágil e eficiente, reformulamos o processo para abertura de chamados no Heflo:A partir de agora, as solicitações que antes eram abertas como ‘Atendimento ao parceiro – BMP Digital – Tecnologia’ devem ser registradas na opção ‘Suporte ao Parceiro’ dentro do sistema.Importante: A categoria ’Atendimento ao parceiro- BMP Digital-Tecnologia’ foi desativada e não está mais disponível.Utilize a nova opção ‘Suporte ao Parceiro’ para:Erros relacionados a:
  • Integração;
  • Callback;
  • Desembolso/Split;
  • CCB/Termo/Endosso;
  • Agenda de Recebíveis;
  • Registro CCB;
  • Boletos;
  • Formalização/Gravame;
  • Plataformas: Múltiplo/Banco do Futuro.
Cadastros e acessos a:
  • Buckets;
  • SFTP;
  • Partner;
  • Múltiplo;
  • Banco do futuro;
  • Consignado.
Confira abaixo o passo a passo:Clique aqui e acesseEm caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou telefones: (11) 93358-5449 e (11) 91691-2722. Seguimos sempre à sua disposição!
Junho 2025

24/06/2025 - Nova funcionalidade no Portal Partner | Configuração de Callbacks

Olá, parceiro!A partir de agora, você tem total autonomia para configurar e atualizar as notificações automáticas (callbacks) que deseja receber do nosso sistema, diretamente pelo Portal Partner.Essa melhoria foi desenvolvida para otimizar a experiência de integração, proporcionando mais praticidade e agilidade no gerenciamento das comunicações.

O que muda na prática?

  • Autonomia: defina as URLs e métodos de autenticação para diferentes tipos de eventos (propostas, pagamentos, FGTS etc.).
  • Agilidade: não dependa de solicitações ao nosso time - a configuração e ajustes podem ser feitos de forma independente.
  • Flexibilidade: configure endpoints diferentes para notificações distintas, garantindo maior personalização na integração.
Para facilitar a utilização da funcionalidade, preparamos um manual detalhado com o passo a passo:Clique aqui e acesse!Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, entre em contato com o BMP Digital pelo e-mail: [email protected] ou telefones: (11) 97423-1606/ 91691-2722. Ficamos sempre à disposição!
Junho 2025

17/06/2025 - Novidade no Portal Partner | Atualização de dados bancários

Olá, parceiro!A partir de agora, a atualização de dados bancários das propostas pode ser feita diretamente pelo Portal Partner, sem a necessidade de abrir chamados ou utilizar a API.Essa funcionalidade foi desenvolvida para tornar sua experiência mais eficiente e proporcionar:
  • Autonomia: Atualize os dados bancários quando necessário, sem depender da nossa equipe.
  • Agilidade: Processo imediato, sem tempo de espera para resolução de chamados.
  • Simplicidade: Interface intuitiva e fácil de usar.
  • Rastreabilidade: Todas as atualizações são registradas automaticamente nos comentários da proposta.

Como funciona?

O recurso está disponível para as propostas nos seguintes status:
  • Aprovada
  • Liberada
  • Pendente pagamento
  • Finalizada (assinada)
Para realizar a atualização, confira o passo a passo:Clique aqui e acesseEm caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou telefones: (11) 93358-5449 e (11) 91691-2722. Seguimos sempre à sua disposição!
Junho 2025

17/06/2025 - Corpus Christi – 19/06 | Entenda como será o funcionamento das nossas áreas

Seguindo o calendário bancário do Bacen, confira como funcionará o funcionamento das nossas áreas durante a data abaixo:

19 de junho (quinta-feira): Corpus Christi

  • Backoffice (Cessão/Conciliação/Formalização): sem expediente.
  • Suporte ao Parceiro/Atendimento: sem expediente.
  • Financeiro: sem expediente.
  • Análise de Crédito/Dados/Cadastro: sem expediente.
  • BMPTEC: a área de Tecnologia estará disponível pelo telefone/WhatsApp: (11) 3810 – 9336, das 09h às 18h (atendimento aos sábados, domingos e feriados).
  • Comercial: equipe estará disponível em esquema de plantão para atendimento via telefone/WhatsApp, em caso de urgências.
Retornaremos ao funcionamento normal no dia 20 de junho, sexta-feira, a partir das 09h.Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou telefones: (11) 97423 -1606/91691-2722.Ficamos sempre à sua disposição!
Junho 2025

12/06/2025 - Reforço - Importante | IOF - Decreto 12.499 de 11/06/2025

Em 11/06/2025 foi publicado o Decreto nº 12.499, tendo como ponto principal a alteração da Alíquota do Adicional do IOF sobre Operações de Crédito:

Pessoa Jurídica (PJ):

  • redução da alíquota adicional de operações de crédito para pessoas jurídicas, de 0,95% para 0,38%
  • mantida a alíquota diária de 0,0082% ao dia

Pessoa Física (PF)- não houve alterações:

  • mantida a alíquota adicional de 0,38%
  • mantida a alíquota diária de 0,0082%
Nosso sistema já foi parametrizado para refletir as novas alíquotas a partir de 12/06/2025, em conformidade com o Decreto abaixo:Clique aqui e acesse!Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou telefones: (11) 97423-1606/ 91691-2722 ou abra um chamado via Heflo.
Junho 2025

12/06/2025 - Importante | Nova alteração no IOF para operações com pessoa física e jurídica

Informamos que, em 11/06/2025, foi publicado o Decreto nº 12.499, que revoga os aumentos anteriores do IOF (impostos previstos nos Decretos nº 12.466 e 12.467) e restabelece a alíquota anterior para operações de crédito com pessoas jurídicas, além de promover ajustes também para pessoas físicas.Principais pontos da nova regra:

Pessoa Jurídica (PJ):

  • IOF fixo reduzido para 0,38 % ( anteriormente, havia sido elevado para 0,95%)
  • IOF diário mantido em 0,0082% ao dia

Pessoa Física (PF):

  • Mantida a alíquota de 0,38% fixo + 0,0082% ao dia

Simples Nacional (PJ até mais de R$30 mil)

  • IOF diário reduzido para 0,00274% ao dia
  • Aplicação imediata: nosso sistema já foi parametrizado para refletir as novas alíquotas a partir de 12/06/2025, garantindo conformidade com o novo Decreto.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou telefones: (11) 97423-1606/ 91691-2722 ou abra um chamado via Heflo.
Maio 2025

22/05/2025 - Importante | Aumento do IOF nas operações com pessoa jurídica

Objetivando arrecadar mais recursos e ajustar a política fiscal, o governo publicou na tarde desta quinta-feira, 22/05, o Decreto nº 12.466 que prevê, entre outras questões, o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para operações de crédito destinado a pessoas jurídicas (crédito empresariais, câmbio e previdência privada).Diante dessa mudança, a partir das 00h de hoje, o nosso sistema estará parametrizado para garantir a correta aplicação das novas alíquotas, que entrarão em vigor no dia 23/05 nas novas operações.Para saber detalhes da nova medida, clique aqui e acesse!Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou telefones: (11) 97423-1606/ 91691-2722 ou abra um chamado via Heflo.Seguimos sempre à disposição!
Maio 2025

12/05/2025 - Prorrogação - Novo processo de validação por endpoint

Para que você possa se programar adequadamente, comunicamos que a data de início do processo de validação da UF (Unidade da Federação) foi prorrogada para o dia 27 de maio, terça-feira.

O que muda?

Ao inserir os dados no campo UF, as informações serão automaticamente validadas com base na tabela de estados brasileiros.A medida visa garantir maior precisão nos dados e a padronização das informações em nossos sistemas, facilitando integrações e análises futuras.Vale reforçar que, caso a UF informada esteja inválida, o sistema notificará o erro e a operação não será concluída até que seja fornecida a UF correta.Para que você possa realizar o preenchimento correto e evitar possíveis, confira abaixo as informações completas:Clique aqui e acesse!Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou telefones: (11) 97423-1606/ 91691-2722.Ficamos sempre à sua disposição!
Maio 2025

07/05/2025 - Manutenção programada no sistema no dia 18/05

Comunicamos que no dia 18 de maio, domingo, teremos uma manutenção programada em nosso sistema, que iniciará às 00h30 (horário de Brasília) do dia 18/05, com previsão de término às 04h30.

Recomendações

Se possível, orientamos que evite utilizar os nossos serviços durante o período, pois pode haver instabilidade ou intermitência.Ressaltamos ainda que, no decorrer do processo, as informações enviadas para o nosso ambiente serão armazenadas em fila para processamento, o que pode gerar uma lentidão inicial na retomada dos serviços, mas que deverá ser estabilizada gradualmente em sequência.Caso necessite de suporte, fale com a equipe de Tecnologia da BMPTEC pelo telefone/WhatsApp: (11) 3810-9336. Teremos plantão para acompanhar e prestar a melhor assistência possível.Reforçamos que as manutenções regulares são essenciais para a melhoria contínua da nossa infraestrutura, garantindo mais segurança e otimizando o desempenho e a eficiência operacional.Agradecemos a sua compreensão!Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou telefones: (11) 97423-1606/ 91691-2722.Ficamos sempre à sua disposição!
Abril 2025

10/04/2025 - Novo processo | Validação da UF (Unidade da Federação)

Comunicamos que a partir do dia 06 de maio, terça-feira, iniciaremos o processo de validação da UF (Unidade da Federação) conforme os critérios específicos de cada endpoint e campo impactado.

O que muda?

Ao inserir os dados no campo UF, as informações serão automaticamente validadas com base na tabela de estados brasileiros.Vale reforçar que, caso a UF informada esteja inválida, o sistema notificará o erro e a operação não será concluída até que seja fornecida a UF correta.Atenção: O preenchimento deve ser feito com a sigla da UF do estado (exemplo: SP/RJ/CE), podendo ser maiúscula ou minúscula (case insensitive).Acesse o comunicado completo aqui.
Fevereiro 2025

28/02/2025 - Atualização - Mudança no retorno da API - QUOD RUFRA

Comunicamos que o fornecedor Quod realizou uma atualização na API “/consultaFraudeQuodRufra”, o que resultou em novos campos de informações de retorno obtidas na consulta.De acordo com o fornecedor, a mudança entrará em produção no dia 10 de março/2025.Para ajudá-lo no processo de adequação aos novos campos, preparamos um arquivo descritivo da nova estrutura:Clique aqui acesse!

Importante!

O endpoint (ConsultaFraudeQuodRufra) atualizado já está disponível para testes em nosso Swagger, o link está dentro do material descritivo.Em caso de dúvidas sobre a atualização, entre em contato com o BMP Digital pelo e-mail: [email protected] ou telefones: (11) 97423-1606/ 91691-2722.
Fevereiro 2025

12/02/2025 - Atualização no retorno da API - Novos campos e evento da agenda de recebíveis

Olá, parceiro!Para fornecer informações mais completas e proporcionar uma melhor experiência, a partir do dia 17 de fevereiro, segunda-feira, teremos três novos campos na API /AgendaRecebivelConsultarDetalhes e incluiremos um novo evento (Callback) na agenda de recebíveis.Clique aqui e acesse
Janeiro 2025

13/01/2025 - Atualização de versão - Mudanças nas API’s do Serasa

Olá, parceiro!Comunicamos que o fornecedor Serasa realizou mudanças nas API’s, o que promoveu a atualização de versão para o formato JSON.Com isso, tivemos impactos na forma de envio e recebimento de informações.Acompanhe a seguir:Segregação nos endpoints de consulta para Pessoa Física e Jurídica:
  • PF: Bureau/ConsultaSerasaCpf
  • PJ: Bureau/ConsultaSerasaCnpj
Retornos sem os dados de cadastros sintéticos, focando apenas no comportamento financeiro;Retorno dos dados no formato JSON.Sendo assim, todos devem se adequar ao novo formato JSON até o fim de fevereiro/2025, prazo estabelecido pelo Serasa. Para facilitar o processo, preparamos um manual detalhado com as orientações:Clique aqui e acesseA nova versão já está disponível em nosso ambiente de homologação, tanto no Swagger quanto no motor de crédito.[Link Swagger (https://api.bmpdigital.moneyp.dev.br/bureau/swagger/index.html)

Importante!

Após o período final, o endpoint antigo será descontinuado.Contamos com a sua colaboração!Em caso de dúvidas a atualização, entre em contato com o BMP Digital pelo e-mail: [email protected] ou telefones: (11) 97423-1606/ 91691-2722.