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Outubro 2025
03/10/2025 - Nova regra do Banco Central: impacto nos desembolsos via PIX
Olá, parceiro!A partir de sábado, 04/10/2025, entra em vigor uma nova regra do Banco Central no DICT(Diretório de Identificadores de Contas Transacionais), com o objetivo de reforçar a segurança dos usuários do sistema PIX.Com essa mudança, os dados da consulta para transação via chave PIX não serão exibidos quando houver qualquer associação a suspeitas de fraude, seja relacionada à chave ou ao titular e, por esse motivo, a transação será bloqueada.Impacto nos desembolsos via PIX
Se a chave PIX estiver marcada como suspeita, o sistema não conseguirá concluir a consulta e será exibido um aviso de que o pagamento por aquela chave não é permitido.Com isso, a proposta será automaticamente alterada para o status “pendente pagamento”, sendo necessário corrigir as informações, substituindo a chave PIX por dados bancários válidos e submeter novamente a proposta para que o pagamento seja realizado.Esse processo é padrão e ocorre sempre que há uma chave inválida no momento da tentativa de transferência.Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, entre em contato com o BMP Digital pelo e-mail: [email protected] ou telefones: (11) 93358-5449 e (11) 91691-2722.Outubro 2025
06/10/2025 - Atualização | Novos campos no retorno do Bureau do SCR
Olá, parceiro!Para oferecer informações mais assertivas e detalhadas, a partir de 14/10/2025, o Bureau do SCR incluirá dois novos campos no retorno da API:- creditosaLiberarAte360dias
- creditosaLiberarAcima360dias
Outubro 2025
03/10/2025 - Mudança na API de consulta ao SPC: Prepare sua operação
Olá, parceiro!Informamos que o fornecedor SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) realizará uma atualização na estrutura da API de Consulta Bureau/ConsultarSPC, que incluirá a adição de novos campos e a remoção de outros.Para garantir a continuidade do serviço de consulta, é necessário que todos os usuários da API se adequem à nova estrutura até o dia 04/11/2025. Após essa data, a versão atual será descontinuada.Para apoiar essa transição, disponibilizamos a nova estrutura e os novos campos em nossa documentação técnica:Clique aqui e acesseEm caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou telefones: (11) 93358-5449 e (11) 91691-2722. Seguimos sempre à sua disposição!Setembro 2025
22/09/2025 - Novidade no Portal Partner | Comprovantes de pagamento disponíveis para download
Olá, parceiro!Agora é possível baixar comprovantes de pagamento diretamente pelo Portal Partner.Essa funcionalidade foi desenvolvida para oferecer mais agilidade, autonomia e praticidade no acesso às informações financeiras, tornando sua experiência ainda mais eficiente.Confira abaixo o passo a passo de como baixar os comprovantes:Clique aqui e acesseEm caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou telefones: (11) 93358-5449 e (11) 91691-2722. Seguimos sempre à sua disposição!Setembro 2025
19/09/2025 - Alerta de Segurança: Fique atento para não cair em golpes e fraudes
Olá, parceiro!Para proteger seus dados e evitar golpes e fraudes, informamos que:- Não realizamos contatos para solicitar a instalação de VPNs, softwares ou qualquer outro tipo de sistema, nem realizamos acesso remoto aos seus dispositivos.
- Não solicitamos valores para liberação de empréstimos, nem pedimos devolução de valores depositados. Se você suspeitar de um empréstimo ou precisar cancelar algum contrato, não realize transferências e não forneça dados pessoais ou bancários.
- Sempre verifique o remetente: mesmo que o nome pareça familiar, certifique-se de que o endereço de e-mail é legítimo e confiável.
- Cuidado com links e anexos: não abra anexos e nem clique em links de e-mails suspeitos ou inesperados, principalmente e-mails sinalizados como spam.
- Não compartilhe dados sensíveis: nunca informe senhas, códigos ou dados pessoais por e-mail ou SMS.
Setembro 2025
08/09/2025 - Atualização de e-mail do tomador para emissão de documentos fiscais
Olá, parceiro/fornecedor!Para garantir um melhor atendimento e o redirecionamento adequado das cobranças ao nosso time financeiro, informamos que houve uma atualização no e-mail do tomador, que deve ser utilizado na emissão de notas fiscais, faturas e boletos destinados à nossa empresa (BMPTEC/ SCM e SCD).O que muda?
Ao emitir qualquer um desses documentos, o campo de e-mail do tomador deve ser preenchido com o seguinte endereço:[email protected]Importante!
Certifique-se de que esse e-mail esteja corretamente cadastrado no seu sistema de emissão. Assim, os arquivos serão reconhecidos e enviados automaticamente ao time responsável, evitando atrasos no processamento e pagamento.Contamos com sua colaboração!Agosto 2025
28/08/2025 - Suporte ao Parceiro: Atualização no processo de abertura de chamados
Olá, parceiro!Para tornar o seu atendimento mais ágil e eficiente, reformulamos o processo para abertura de chamados no Heflo:A partir de agora, as solicitações que antes eram abertas como ‘Atendimento ao parceiro – BMP Digital – Tecnologia’ devem ser registradas na opção ‘Suporte ao Parceiro’ dentro do sistema.Importante: A categoria ’Atendimento ao parceiro- BMP Digital-Tecnologia’ foi desativada e não está mais disponível.Utilize a nova opção ‘Suporte ao Parceiro’ para:Erros relacionados a:- Integração;
- Callback;
- Desembolso/Split;
- CCB/Termo/Endosso;
- Agenda de Recebíveis;
- Registro CCB;
- Boletos;
- Formalização/Gravame;
- Plataformas: Múltiplo/Banco do Futuro.
- Buckets;
- SFTP;
- Partner;
- Múltiplo;
- Banco do futuro;
- Consignado.
Junho 2025
24/06/2025 - Nova funcionalidade no Portal Partner | Configuração de Callbacks
Olá, parceiro!A partir de agora, você tem total autonomia para configurar e atualizar as notificações automáticas (callbacks) que deseja receber do nosso sistema, diretamente pelo Portal Partner.Essa melhoria foi desenvolvida para otimizar a experiência de integração, proporcionando mais praticidade e agilidade no gerenciamento das comunicações.O que muda na prática?
- Autonomia: defina as URLs e métodos de autenticação para diferentes tipos de eventos (propostas, pagamentos, FGTS etc.).
- Agilidade: não dependa de solicitações ao nosso time - a configuração e ajustes podem ser feitos de forma independente.
- Flexibilidade: configure endpoints diferentes para notificações distintas, garantindo maior personalização na integração.
Junho 2025
17/06/2025 - Novidade no Portal Partner | Atualização de dados bancários
Olá, parceiro!A partir de agora, a atualização de dados bancários das propostas pode ser feita diretamente pelo Portal Partner, sem a necessidade de abrir chamados ou utilizar a API.Essa funcionalidade foi desenvolvida para tornar sua experiência mais eficiente e proporcionar:- Autonomia: Atualize os dados bancários quando necessário, sem depender da nossa equipe.
- Agilidade: Processo imediato, sem tempo de espera para resolução de chamados.
- Simplicidade: Interface intuitiva e fácil de usar.
- Rastreabilidade: Todas as atualizações são registradas automaticamente nos comentários da proposta.
Como funciona?
O recurso está disponível para as propostas nos seguintes status:- Aprovada
- Liberada
- Pendente pagamento
- Finalizada (assinada)
Junho 2025
17/06/2025 - Corpus Christi – 19/06 | Entenda como será o funcionamento das nossas áreas
Seguindo o calendário bancário do Bacen, confira como funcionará o funcionamento das nossas áreas durante a data abaixo:19 de junho (quinta-feira): Corpus Christi
- Backoffice (Cessão/Conciliação/Formalização): sem expediente.
- Suporte ao Parceiro/Atendimento: sem expediente.
- Financeiro: sem expediente.
- Análise de Crédito/Dados/Cadastro: sem expediente.
- BMPTEC: a área de Tecnologia estará disponível pelo telefone/WhatsApp: (11) 3810 – 9336, das 09h às 18h (atendimento aos sábados, domingos e feriados).
- Comercial: equipe estará disponível em esquema de plantão para atendimento via telefone/WhatsApp, em caso de urgências.
Junho 2025
12/06/2025 - Reforço - Importante | IOF - Decreto 12.499 de 11/06/2025
Em 11/06/2025 foi publicado o Decreto nº 12.499, tendo como ponto principal a alteração da Alíquota do Adicional do IOF sobre Operações de Crédito:Pessoa Jurídica (PJ):
- redução da alíquota adicional de operações de crédito para pessoas jurídicas, de 0,95% para 0,38%
- mantida a alíquota diária de 0,0082% ao dia
Pessoa Física (PF)- não houve alterações:
- mantida a alíquota adicional de 0,38%
- mantida a alíquota diária de 0,0082%
Junho 2025
12/06/2025 - Importante | Nova alteração no IOF para operações com pessoa física e jurídica
Informamos que, em 11/06/2025, foi publicado o Decreto nº 12.499, que revoga os aumentos anteriores do IOF (impostos previstos nos Decretos nº 12.466 e 12.467) e restabelece a alíquota anterior para operações de crédito com pessoas jurídicas, além de promover ajustes também para pessoas físicas.Principais pontos da nova regra:Pessoa Jurídica (PJ):
- IOF fixo reduzido para 0,38 % ( anteriormente, havia sido elevado para 0,95%)
- IOF diário mantido em 0,0082% ao dia
Pessoa Física (PF):
- Mantida a alíquota de 0,38% fixo + 0,0082% ao dia
Simples Nacional (PJ até mais de R$30 mil)
- IOF diário reduzido para 0,00274% ao dia
- Aplicação imediata: nosso sistema já foi parametrizado para refletir as novas alíquotas a partir de 12/06/2025, garantindo conformidade com o novo Decreto.
Maio 2025
22/05/2025 - Importante | Aumento do IOF nas operações com pessoa jurídica
Objetivando arrecadar mais recursos e ajustar a política fiscal, o governo publicou na tarde desta quinta-feira, 22/05, o Decreto nº 12.466 que prevê, entre outras questões, o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para operações de crédito destinado a pessoas jurídicas (crédito empresariais, câmbio e previdência privada).Diante dessa mudança, a partir das 00h de hoje, o nosso sistema estará parametrizado para garantir a correta aplicação das novas alíquotas, que entrarão em vigor no dia 23/05 nas novas operações.Para saber detalhes da nova medida, clique aqui e acesse!Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou telefones: (11) 97423-1606/ 91691-2722 ou abra um chamado via Heflo.Seguimos sempre à disposição!Maio 2025
12/05/2025 - Prorrogação - Novo processo de validação por endpoint
Para que você possa se programar adequadamente, comunicamos que a data de início do processo de validação da UF (Unidade da Federação) foi prorrogada para o dia 27 de maio, terça-feira.O que muda?
Ao inserir os dados no campo UF, as informações serão automaticamente validadas com base na tabela de estados brasileiros.A medida visa garantir maior precisão nos dados e a padronização das informações em nossos sistemas, facilitando integrações e análises futuras.Vale reforçar que, caso a UF informada esteja inválida, o sistema notificará o erro e a operação não será concluída até que seja fornecida a UF correta.Para que você possa realizar o preenchimento correto e evitar possíveis, confira abaixo as informações completas:Clique aqui e acesse!Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou telefones: (11) 97423-1606/ 91691-2722.Ficamos sempre à sua disposição!Maio 2025
07/05/2025 - Manutenção programada no sistema no dia 18/05
Comunicamos que no dia 18 de maio, domingo, teremos uma manutenção programada em nosso sistema, que iniciará às 00h30 (horário de Brasília) do dia 18/05, com previsão de término às 04h30.Recomendações
Se possível, orientamos que evite utilizar os nossos serviços durante o período, pois pode haver instabilidade ou intermitência.Ressaltamos ainda que, no decorrer do processo, as informações enviadas para o nosso ambiente serão armazenadas em fila para processamento, o que pode gerar uma lentidão inicial na retomada dos serviços, mas que deverá ser estabilizada gradualmente em sequência.Caso necessite de suporte, fale com a equipe de Tecnologia da BMPTEC pelo telefone/WhatsApp: (11) 3810-9336. Teremos plantão para acompanhar e prestar a melhor assistência possível.Reforçamos que as manutenções regulares são essenciais para a melhoria contínua da nossa infraestrutura, garantindo mais segurança e otimizando o desempenho e a eficiência operacional.Agradecemos a sua compreensão!Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou telefones: (11) 97423-1606/ 91691-2722.Ficamos sempre à sua disposição!Abril 2025
10/04/2025 - Novo processo | Validação da UF (Unidade da Federação)
Comunicamos que a partir do dia 06 de maio, terça-feira, iniciaremos o processo de validação da UF (Unidade da Federação) conforme os critérios específicos de cada endpoint e campo impactado.O que muda?
Ao inserir os dados no campo UF, as informações serão automaticamente validadas com base na tabela de estados brasileiros.Vale reforçar que, caso a UF informada esteja inválida, o sistema notificará o erro e a operação não será concluída até que seja fornecida a UF correta.Atenção: O preenchimento deve ser feito com a sigla da UF do estado (exemplo: SP/RJ/CE), podendo ser maiúscula ou minúscula (case insensitive).Acesse o comunicado completo aqui.Fevereiro 2025
28/02/2025 - Atualização - Mudança no retorno da API - QUOD RUFRA
Comunicamos que o fornecedor Quod realizou uma atualização na API “/consultaFraudeQuodRufra”, o que resultou em novos campos de informações de retorno obtidas na consulta.De acordo com o fornecedor, a mudança entrará em produção no dia 10 de março/2025.Para ajudá-lo no processo de adequação aos novos campos, preparamos um arquivo descritivo da nova estrutura:Clique aqui acesse!Importante!
O endpoint (ConsultaFraudeQuodRufra) atualizado já está disponível para testes em nosso Swagger, o link está dentro do material descritivo.Em caso de dúvidas sobre a atualização, entre em contato com o BMP Digital pelo e-mail: [email protected] ou telefones: (11) 97423-1606/ 91691-2722.Fevereiro 2025
12/02/2025 - Atualização no retorno da API - Novos campos e evento da agenda de recebíveis
Olá, parceiro!Para fornecer informações mais completas e proporcionar uma melhor experiência, a partir do dia 17 de fevereiro, segunda-feira, teremos três novos campos na API /AgendaRecebivelConsultarDetalhes e incluiremos um novo evento (Callback) na agenda de recebíveis.Clique aqui e acesseJaneiro 2025
13/01/2025 - Atualização de versão - Mudanças nas API’s do Serasa
Olá, parceiro!Comunicamos que o fornecedor Serasa realizou mudanças nas API’s, o que promoveu a atualização de versão para o formato JSON.Com isso, tivemos impactos na forma de envio e recebimento de informações.Acompanhe a seguir:Segregação nos endpoints de consulta para Pessoa Física e Jurídica:- PF: Bureau/ConsultaSerasaCpf
- PJ: Bureau/ConsultaSerasaCnpj

