O Capital de Giro é uma linha de crédito concedida a pessoas jurídicas para gerar liquidez e auxiliar o fluxo de caixa da empresa. As modalidades incluem opções com ou sem garantias, como recebíveis de cartões, duplicatas, contratos de serviços, investimentos, cotas/ações, imóveis e veículos, oferecendo flexibilidade e segurança para a gestão financeira empresarial. Abaixo segue o passo a passo para utilização do caso de uso:
Antes de utilizar este serviço, é necessário configurar a autenticação. Consulte as instruções de autenticação para orientações detalhadas.

1 - Simulações

O primeiro passo para a contratação de crédito na modalidade Capital de Giro é a simulação. A simulação pode ser realizada de duas formas:
Em ambas as simulaçõies, o campo nroDiasAcrescimo define quantos dias serão adicionados ou subtraídos da data de vencimento padrão da primeira parcela. Por padrão, o vencimento ocorre no mesmo dia da simulação, mas no mês seguinte. Exemplo: se a simulação for em 27/05, o vencimento padrão será 27/06. Se você preencher com “20”, o vencimento será 20 dias após essa data padrão (ex: 17/07). Caso a simulação seja feita nos dias 30 ou 31 e o mês seguinte não possua essas datas, o vencimento será ajustado para o último dia do mês (por exemplo, uma simulação em 31/01 terá vencimento em 28/02).

2 - Onboarding

Para a contratação do Capital de Giro, é necessário realizar o onboarding do cliente e do endereço.
Ambos os cadastros do Capital de Giro devem ser feitos seguindo apenas um dos fluxos de cadastro disponíveis.
Para realizar o cadastro do cliente e do endereço, siga um dos fluxos abaixo:

3 - Contratação

Após a simulação e o onboarding, é necessário realizar a contratação do crédito. Para utilização de contrato com split de TED adicione o objeto abaixo na requisição anterior dentro do array dto: Para utilização de contrato com split de BOLETO adicione o objeto abaixo na requisição anterior dentro do array dto:

4 - Representantes Legais (Opcional)

Para a contratação do Capital de Giro, é possível incluir representantes legais, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas.

5 - Garantias (Opcional)

Para registrar a garantia do imóvel, é necessário informar:
  • Código da proposta;
  • Grupo do imovel;
  • Subgrupo do imovel;
  • Outras informações sobre o imóvel.
Para mais informações sobre este endpoint, acesse o documento de referência 36 - Salvar Proposta Garantia Bem. Tipos de garantias:

6 - Coleta de Assinaturas

Após informar os dados do imóvel e registrar a garantia, é necessário coletar as assinaturas dos envolvidos na proposta. A assinatura pode ser realizada de três formas:
  • Assinatura Eletrônica, onde o cliente assina eletronicamente por meio de um link enviado por e-mail ou WhatsApp;
  • Assinatura Relogon, onde o cliente assina por meio de um link enviado por e-mail ou WhatsApp, mas a assinatura é realizada no backend;
  • Assinatura Certificadora, onde o cliente assina por meio de um certificado digital.
Para saber mais sobre os modelos de assinatura, acesse o documento de Assinaturas.

7 - Liberação de proposta

Este é o último passo do processo de contratação do crédito na modalidade Capital de Giro. O parceiro pode liberar a proposta para a fila de pagamento após receber o status de proposta “finalizada”, sendo o processo de desembolso de responsabilidade da BMP. Nesta etapa, é necessário realizar a liberação da proposta por meio da integração com nossa URL de Liberação da proposta para pagamento para validação do modelo após a assinatura. Para liberar a proposta, é necessário informar:
  • Código da proposta;
  • Código da operação;
  • Parâmetros da proposta (caso haja necessidade).
Para mais informações sobre este endpoint, acesse o documento de referência 43 - Liberação de Proposta.

Endpoints e documentos auxiliares

Para esta jornada, é muito importante que o parceiro conheça o Procedimento Técnico de Callback do CaaS. Também podem ser úteis os seguintes endpoints: