Para nós a conexão entre sistemas é primordial para garantir que a performance de nossas aplicações, entreguem o resultado pretendido pelos nossos parceiros.A implementação de Callback se torna indispensável, uma vez que possibilita uma gama de vantagens significativas.
Por meio das chamadas de call-back, é possível promover uma comunicação assertiva entre todas as áreas envolvidas no processo. Com isso não é necessário uma consulta incessante a API , por meio dos call-backs enviamos as informações, atualizações e notificações de maneira precisa. Dessa forma reduzimos o volume de requisições promovendo um fluxo mais eficiente no que diz respeito a performance do sistema em geral.
O call-back para acompanhamento dos status das propostas, deve ser enviado, tanto para o ambiente de homologação quanto para o ambiente de produção, se possível serem URLs diferentes. Esse call-back, é enviado via Query Parameter.
Proposta foi aprovada pela área de análise de crédito
3
Recusada
Proposta foi recusada pela área de análise de crédito
4
Cancelada
Proposta foi cancelada pela área de análise de crédito
5
Pendente
Proposta foi marcada como pendente pela área de análise de crédito, necessita de intervenção do integrador para retornar à fila de análise
6
Finalizada
Proposta foi finalizada
7
Conferida
Proposta foi conferida pela área de formalização
8
Liberada
Proposta foi liberada pela área de formalização para pagamento
9
Paga
Proposta foi paga pela área financeira
10
Cedida
Proposta foi cedida ao fundo
11
Pendente Pagamento
Proposta foi marcada como pendente de pagamento devido à inconsistência em dados bancários, necessita intervenção do integrador para informar os dados corretos de pagamento e retornar para a fila de pagamento
Observação: Além dos dados já enviados na Query (Guid da Proposta, Status e Identificador), os call-backs de Pago “9” e Pendente pagamento “11” possuem um body com o campo “Descrição da ocorrência”, que informa o motivo da pendência do pagamento quando for um status “11” e quando for status “9” retorna com o texto “Crédito ou débito efetivado”. Segue abaixo exemplos de retorno:
Callback utilizado para notificar o cancelamento de uma agenda previamente criada, incluindo os detalhes do evento e o número da proposta associada:
{"TipoEvento":1,"NomeEvento":"Cancelamento de Agenda","NroProposta":3543743,"DtEvento":"2024-09-05","AcrescimoAbatimento":null,"LancamentoParcela":null,"ProrrogacaoVencimento":null,"GeracaoBoleto":null,"CancelamentoBoleto":null}
Callback que comunica eventos relacionados ao lançamento de parcelas, como pagamento, abatimento, encargos ou liquidação:
{"TipoEvento":3,"NomeEvento":"Lançamento na Parcela","NroProposta":3543603,"DtEvento":"2024-09-05","AcrescimoAbatimento":null,"LancamentoParcela":{"NroParcela":1,"VlrOriginalParcela":72.24,"VlrSaldo":0,"ParcelaLiquidada":true,"VlrEncargos":0,"VlrAbatimento":0,"VlrPagamento":72.24,"VlrDesconto":0,"VlrSaldoAtual":0,"VlrExcedente":0,"DtVencimento":"2024-09-15","DtVencimentoAtual":"2024-10-30","Boleto":{"NroBoleto":null,"Liquidacao":null}},"ProrrogacaoVencimento":null,"GeracaoBoleto":null,"CancelamentoBoleto":null}
Callback usado para notificar prorrogações de vencimento de parcelas, informando a nova data e os motivos da alteração:
{"TipoEvento":4,"NomeEvento":"Prorrogação de Vencimento","NroProposta":3543603,"DtEvento":"2024-09-05","AcrescimoAbatimento":null,"LancamentoParcela":null,"ProrrogacaoVencimento":{"NroParcela":1,"DtVencimentoAnterior":"2024-09-15","DtVencimentoAtual":"2024-10-30"},"GeracaoBoleto":null,"CancelamentoBoleto":null}
Callback que informa a geração de um boleto relacionado a uma proposta, incluindo o valor, número e data de vencimento:
{"TipoEvento":5,"NomeEvento":"Geração de Boleto","NroProposta":3544197,"DtEvento":"2024-09-06","AcrescimoAbatimento":null,"LancamentoParcela":null,"ProrrogacaoVencimento":null,"GeracaoBoleto":{"CodigoBoleto":"8a72e6a3-cf73-46cb-99ee-b698335f1e12","NroBoleto":48924,"VlrBoleto":1.4,"DtVencimento":"2024-09-25","Liquidacao":true},"CancelamentoBoleto":null}
Callback utilizado para notificar o cancelamento de um boleto, incluindo o código do boleto cancelado e as parcelas associadas:
{"TipoEvento":6,"NomeEvento":"Cancelamento de Boleto","NroProposta":3541909,"DtEvento":"2024-08-30","AcrescimoAbatimento"://Object"LancamentoParcela"://Object"ProrrogacaoVencimento":null,//Datetime"GeracaoBoleto":null,//Object"CancelamentoBoleto":{"CodigoBoleto":"8f3898e2-c99b-40f2-9d13-6a23e5b7e082","NroBoleto":48681,"Parcelas":[3]}}
Recomenda-se que o endpoint configurado para receber os callbacks funcione principalmente como um repositório, minimizando o processamento no momento da recepção para evitar atrasos. Implementar processos complexos durante o recebimento dos callbacks pode resultar em timeouts e falhas na comunicação, comprometendo a eficiência do sistema. Opte por processar as mensagens recebidas de forma assíncrona para melhorar a performance e confiabilidade do seu sistema de callbacks.