Configuração

Para implementar os serviços do E-Consignado Trabalhador, é necessário que o parceiro configure uma URL para o recebimento dos eventos de callback. Nesta etapa, o parceiro precisa configurar:
  1. Uma URL para recebimento dos callbacks;
  2. Essa URL precisa ter um ambiente de homologação e um de produção;
  3. A URL precisa ser desenvolvida para receber requisições do tipo POST;
  4. Um método de autenticação aceito pela BMP.
Após configurar a URL de callback (homologação e produção), utilize o método HTTP POST para receber as notificações de callback e defina qual o método de autenticação deve ser utilizado. O parceiro deve informar qual método de autenticação foi utilizado para o time de integração da BMP, para que essa configuração seja parametrizada na BMP. Acompanhe, abaixo, os detalhes técnicos de cada uma dessas configurações.

1. URL

O parceiro precisa desenvolver uma URL de callback e enviá-la para a BMP. Essa URL será utilizada para a comunicação entre o parceiro e a BMP, atavés de eventos de callback.
Veja os exemplos de URL no próximo passo, abaixo.

2. Ambientes

O callback para acompanhamento dos status das propostas deve ser enviado tanto para o ambiente de homologação quanto para o ambiente de produção. Recomenda-se que sejam utilizadas URLs diferentes para cada ambiente.

2.1 Exemplos de URL de homologação

www.exemplo-de-url-de-homologacao.com.br

2.2 Exemplos de URL de produção

www.exemplo-de-url.com.br

3. Método de chamada

O método HTTP de chamada dos eventos da Dataprev é POST.

4. Autenticação

É necessário, também, que o parceiro defina um método de autenticação para recebimentos dos callbacks. Opções disponíveis incluem:
Método de autenticaçãoTipo da chaveExemplo de token
Bearer TokenAuthorizationBearer eyJhbGciOiJIUzI1CI6IkpXVCJ9
API KeyAPI-Key1234567890abcdef1234567890abcdef
Basic AuthenticationAuthorizationBasic dXNlcm5hbWU6cGFzc3dvcmQ
X-API-KeyX-API-Key0987654321fedcba0987654321fedcba
JWT (JSON Web Token)AuthorizationBearer eyJhbGciOiJIUzI1NiIs
HMAC (Hash-based Message Authentication Code)AuthorizationHMAC 5d41402abc4b19d911017c592
Em todos os métodos de autenticação aceitamos chaves com até 255 caracteres.

Eventos

Para utilizar as APIs do E-Consignado Trabalhador, o parceiro deve configurar uma URL de callback pública para comunicação com a BMP. Essa URL deve receber requisições do tipo POST e estar preparada para processar diferentes payloads, conforme o tipo de evento. A cada interação do parceiro com a API do E-Consignado Trabalhador, a BMP retornará um evento na URL de callback do parceiro. Todas os eventos de notificação por callback do E-Consignado Trabalhador possuem os seguintes campos:
  • codigoRequisicao: identificador único da requisição que resultou neste callback. Será enviado como resposta síncrona na requisição do endpoint da API e na resposta assíncrona com o callback;
  • endpoint: corresponde ao endpoint da DATAPREV que foi realizada a requisição;
  • payload: o conteúdo do payload é idêntico ao retorno da requisição feita nas APIs da DATAPREV.

Evento de nova solicitação feita na CTPS

Notificação periódica, enviada conforme identificação de novas solicitações feitas no aplicativo da CTPS.

Evento de atualização de situação de proposta

Após a inclusão da proposta, essa notificação de atualização de situação de proposta é enviada para informar a posição do parceiro no leilão.

Evento de geração de CCB

Após a requisição de gerar contrato, a BMP irá gerar a Cédula de Crédito Bancário (CCB) e enviar o callback com os dados do contrato. Neste evento, o número da CCB e o código da proposta são enviados, para impressão do documento.

Evento de averbação de empréstimo

Embora não exista um endpoint de averbação neste projeto, a BMP precisa fazer a averbação na DATAPREV antes do envio dos documentos.

Evento de consulta de lista de vínculos empregatícios

Este evento é enviado após a requisição de consulta de lista de vínculos com os vínculos empregatícios que o trabalhador possui.

Evento de consulta de dados de vínculo empregatício

Este evento é enviado após a requisição de consulta de dados de vínculo com os detalhes de determinado vínculo do trabalhador.
Para mais detalhes quanto ao retorno da consulta de dados de um vínculo, acesse o documento Autorização e Consulta de dados do trabalhador da DATAPREV. Neste documento, você encontra as descrição de todos objetos que devem ser mapeados e podem estar neste retorno.
Para os campos código e descrição da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), leia a referência do Governo Brasileiro.